ORGANI - Permeando as grades curriculares

Inspiração e referência https://www.youtube.com/watch?v=voZSxh2PgKY
A proposta do projeto ORGANI é criar na FEA-RP/USP um espaço criativo para experimentações de ideias dos estudantes do Campus e desenvolvimento de uma postura mais humana e aberta para convivência, aceitação das diferenças e respeito às opções e valores individuais. Uma ressignificação da vida pessoal e social através da vida acadêmica.
Será desenvolvida uma programação de atividades para o espaço e serão realizadas pequenas inserções em sala de aula através de dinâmicas que tragam aos alunos oportunidades de reflexão e desenvolvimento pessoal através de materiais como textos, dados e notícias, oficinas, mini cursos, artes e afins.
As atividades serão inspiradas e conduzidas por aspectos culturais, socioambientais e modelos alternativos que possam promover liberdade e bem estar coletivo na vida acadêmica.
Essas inserções podem inspirar novos negócios sociais e pesquisas colaborativas multidisciplinares, que valorizem e fundamentem questões do cotidiano social geradoras de reflexões.
Desenvolvimento de projetos
Não
Problema Social que ele pretende resolver
Identifica-se que os problemas a serem resolvidos são: 1. a limitação teórica das grades curriculares; 2. a falta de estímulo a multidisciplinaridade e desenvolvimento de inteligências múltiplas; 3. a falta de interação dos universitários com profissionais atuantes em economias alternativas da região Geralmente os estudantes da FEA-RP/USP conseguem estágio logo nos primeiros semestres, o que acaba por vezes comprometendo o tempo dos mesmos e criando empecilho para o envolvimento com aquilo que a universidade possa oferecer além das salas de aula (workshops, palestras, eventos, etc). Desta forma, ORGANI visa permear as grades curriculares dos cursos da FEA-RP/USP dentro e fora dos horários de aula, apresentando aos estudantes novas experiências e perspectivas integradas a sociedade como um todo.
Como funciona o seu negócio
Existirão quatro frentes de impacto, via interação social e educacional, a fim de estimular o desenvolvimento de senso crítico, ações com propósitos integrados e ressignificação de paradigmas da vida acadêmica. São elas: a) Criação do espaço criativo Organi onde irão ocorrer as atividades já apresentadas; b) Realização de diversos cursos e momentos de aprendizagem compartilhada; c) Loja orgânica para empreendimentos, produtos e serviços de alunos, professores e funcionários As atividades serão focadas e conduzidas com base em aspectos culturais, sociais, políticos, ecológicos e modelos econômicos alternativos, a fim promover o bem estar coletivo na vida acadêmica. Serão estimuladas visual e sensorialmente experiências que valorizem e traduzam discussões cotidianas de realidades sociais, políticas e demais situações presentes de forma significativa no país e região, tais como a miscigenação étnico-cultural, questões de gênero, e demais geradoras de reflexão.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
A sustentabilidade financeira do negócio virá com a abertura do espaço ORGANI, de realização de economias alternativas, empreendedorismo e troca de bens e serviços entre discentes, docentes e funcionários. No ambiente também serão realizados cursos, atividades de autoconhecimento, rodas de aprendizagem, entre outros produzidos por e para todos, dentro da filosofia de respeito a singularidade de cada um e desenvolvimento pessoal. Os custos objetivos serão os de transporte e alimentação dos profissionais que disponibilizem seu tempo a apresentar-se em troca de colaboração espontânea dos ali presentes. São os profissionais da região atuantes em economias alternativas que serão convidados para compartilhar suas reflexões, saberes e ofícios no espaço acadêmico, e esse momentos ocorrerão periodicamente durante as aulas desde que seja acordado previamente com o docente responsável. Assim, podemos valorizar o compartilhar de conhecimento por diversos meios.
Viabilidade financiera
O principal fator de destaque é que a simplicidade do projeto faz com que o mesmo dependa basicamente da disposição a mudança e boa vontade daqueles que se propuserem a participar do processo de ressignificação dos paradigmas da vida acadêmica . Por ter baixo custo (impressão de materiais, decoração do espaço que será disponibilizado, transporte e alimentação dos profissionais convidados) sua viabilidade financeira não é motivo para desconforto pois a demanda por tranquilidade e bem estar é alta na FEA-RP/USP.
Riscos
Os possíveis fatores que podem impedir a fluidez do negócio são: 1) a burocracia existente na Universidade de São Paulo (USP) - Ribeirão Preto 2) resistência a mudança; 3) falta de entrega, confiança e comprometimento daqueles que frequentarem o espaço
Equipe
Amanda Pinheiro Alface, Thomas Nogueira e Enrico Cappi são estudantes da FEA Ribeirão Preto, e Vinicius Rutkowski, UFSC. São estes plenos de amor e vontade de executar o projeto Organi, envolvidos respectivamente com desenvolvimento de projetos, design gráfico, gestão, ciência da informação e, junto dos demais alunos, num brainstorming coletivo, estão envolvidos com a transformação social da educação no país. O professor Edgard Monforte Merlo atua como mentor na elaboração e análise do projeto.
Escalada
Acredito que estruturando um plano de execução claro e objetivo, todos os estudantes tem acesso às atividades, independentemente de seus estágios/trabalhos, não comprometendo os mesmos nem o conteúdo base do curso escolhidos. "Organi" traz essencialmente o objetivo de estreitar laços universidade-sociedade, trazendo assim uma constante sensação de bem estar coletivo.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
Ao participar do desafio, existe intenção de desenvolvimento pessoal que permitirá não só conduzir e auxiliar a execução do negócio na FEA-RP/USP Ribeirão Preto, mas estruturá-lo de forma objetiva para que, compartilhando-o, o mesmo possa ser replicado, ampliando seu potencial de impacto para o maior número de instituições de ensino superior e consequentemente, de pessoas. Através do "Organi", enxergo a possibilidade real de sutilmente permear o modelo educacional das universidades brasileiras de forma agradável, visando a formação de profissionais íntegros,conscientes e responsáveis, além de possibilitar o Brasil de ser um dia referência em miscigenação acadêmica e pesquisa colaborativa.
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "ORGANI - Permeando as grades curriculares"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Amanda a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "ORGANI - Permeando as grades curriculares"