Sobre Mulheres e Livros

O analfabetismo ainda é problema sério no Brasil. Vimos uma queda vigorosa na quantidade de pessoas que não sabem escrever o próprio nome nos últimos anos, mas para chegarmos a zero - meta estipulada pelo governo para 2025 - ainda há muito o que fazer. Sobre Mulheres e Livros é um projeto que visa entrar nesse processo, com foco nas mulheres e, principalmente, mulheres com mais idade que ainda somam mais de 20% das pessoas analfabetas no país. Aprender a ler e escrever é direito. Nosso objetivo é empoderar essas mães e avós para que façam dos livros instrumento de aproximação com filhos e netos, que ao lerem uma história antes de dormir dêem asas à imaginação e abram portas para a realização de sonhos.
Desenvolvimento de projetos
Não
Problema Social que ele pretende resolver
Analfabetismo entre mulheres adultas brasileiras.
Como funciona o seu negócio
Pessoas adultas tem mais dificuldade com aprendizado. Para tanto, as experiências de vida são a maior fonte de conteúdos sobre os quais deve-se trabalhar. Sobre Mulheres e Livros se baseia na vivência das mulheres, que ao socializarem com as turmas suas histórias trazem elementos reais para os encontros - com a metodologia de problem based learning (PBL) - e, junto a livros de literatura nacional e internacional, apreendem a forma escrita, oral e, sobretudo, o como se expressar verdadeiramente com as palavras no papel.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
A proposta é de intercâmbio com instituições de ensino superior para o uso de salas de aula nos contraturnos de suas aulas regulares. Ao se ter o espaço, os custos se reduzem aos materiais utilizados - livros, cadernos, lápis e canetas - e à remuneração das pessoas que vão conduzir os encontros. É necessário, contudo, um investimento inicial com algum parceiro.
Viabilidade financiera
O ambiente universitário provoca o desejo pelo saber. A vontade de ver mulheres ingressando em faculdades e/ou universidades é motor propulsor do projeto. E, assim como é para nós, também o é para elas. Assim, com a parceria com uma institui ção de ensino superior o projeto tem grandes chances de se solidificar e expandir para outras unidades e cidades.
Riscos
A evasão é o maior risco do projeto. Ainda que tenhamos uma metodologia inovadora e não tradicional, o estudar e aprender exige dedicação nos encontros e em casa.
Equipe
Ana Luísa Figueiredo, arq. e urbanista, fundou a Casa Cultural do Morro, voluntária do TETO, Projeto Sol, mestranda no IAU-USP. Exp. em Arte educação, coord. e desenv. de atividades educativas não formais. Bruno Garcia, eng. ambiental, Coord. Geral do Projeto Sol, doutorando do SHS-EESC. Exp. em liderança de projetos e trabalhos de impacto em comunidades. Nathália Lima, educadora de Português e Literatura, mestre em Est. Literários pela UFV. Exp. em Ed. Popular e projetos de leitura e teatro.
Escalada
A maior restrição do Sobre Mulheres é Livros é a formação de multiplicadores do projeto, na metodologia desenvolvida, para que tenha o mesmo impacto e resultados que a matriz.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
A segurança e organização do Yunus Social fazem com que acredite que é possível tirar o projeto de alfabetização de mulheres adultas do papel. O objetivo é, além de empoderar e alfabetizar essas mulheres, saber que eu, enquanto mulher e ser social, consigo gerar ações de impacto em pessoas e suas comunidades.
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Sobre Mulheres e Livros"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Ana Luísa a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

É verdade que Ana Luísa já ouviu muitas histórias de mim...mas agora quem ouve seus projetos sou eu. E eu, os ouço e viajo neles, navego nas ondas vibrantes das ideias. Que outras mulheres e homens quando grandinhos como a Ana Luísa, possam contar que quando meninos e meninas ouviam histórias de suas mães e avós. Belo projeto!
Responder
Reportar
hace 7 años
Obrigada! Minha força inventividade vem de você!
Responder
Reportar
hace 7 años
não se nasce leitora: torna-se. :)
Responder
Reportar
hace 7 años

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Sobre Mulheres e Livros"