PsiqEDU

A PsiqEDU foca em prevenir/diminuir a ocorrência de fatores que sabotem o desenvolvimento pleno dos indivíduos no futuro (tais como evasão escolar, gravidez na adolescência, violência nas escolas, envolvimento com drogas, etc.) ao minimizar suas dificuldades emocionais. Isso se dá através do desenvolvimento de habilidades emocionais – tais como inteligência emocional, otimismo, garra, auto-controle, curiosidade, gratidão, entusiasmo e comunicação não-violenta - após identificação e contato com suas dificuldades. A detecção e amenização precoces das dificuldades emocionais de cada aluno são cruciais para que ele não tenha seu futuro comprometido por estas.
Já no ambiente corporativo, workshops de comunicação não-violenta, por exemplo, podem transformar a convivência entre funcionários, melhorando o clima organizacional, a produtividade e a qualidade de vida dos funcionários.
Desenvolvimento de projetos
Não
Problema Social que ele pretende resolver
De acordo com dados da OMS, cerca de 20% das crianças do mundo tem transtornos mentais ou problemas relacionados à saúde mental e cerca de 50% dos transtornos mentais começa antes dos 14 anos de idade. Além disso, o suicídio é SEGUNDA principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos no mundo. Ademais, o cuidado com a saúde mental ainda é muito negligenciado e um tabu em muitos sentidos; a popularização a seu acesso impacta o indivíduo e a sociedade como um todo de maneira significativa. Por fim, há um déficit enorme no setor educacional no que diz respeito ao aluno em sua totalidade, e uma educação emocional precoce pode impactar significativamente o rendimento do aluno. Ou seja: a saúde mental de crianças e jovens é uma questão de saúde pública, precisa de intervenções precoces e requer toda a ajuda possível para que os índices atuais possam diminuir.
Como funciona o seu negócio
A PsiqEDU é uma consultoria educacional social focada na minimização das dificuldades emocionais dos alunos; ela atua na prevenção/diminuição da ocorrência de fatores que sabotem seu desenvolvimento pleno (tais como evasão escolar, gravidez na adolescência, violência nas escolas, envolvimento com drogas, etc.). Isso se dá através da identificação, contato com as dificuldades emocionais, desenvolvimento de habilidades socioemocionais – tais como inteligência emocional, otimismo, garra, auto-controle, curiosidade, gratidão, entusiasmo - e worshops de comunicação não-violenta. A detecção e amenização precoces das dificuldades emocionais de cada aluno são cruciais para que ele não tenha seu futuro comprometido e possa desenvolver todo o seu potencial. No ambiente corporativo, workshops de comunicação-violenta, por exemplo, podem transformar a convivência entre funcionários, melhorando o clima organizacional, a produtividade e a qualidade de vida dos funcionários.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
As receitas virão, a princípio, da prestação de serviços de educação emocional em escolas privadas e de workshops em empresas. Os principais custos serão na manutenção da estrutura física, quadro de funcionários, desenvolvimento e aprimoramento de materiais e portal de apoio online/aplicativo – que serão fundamentais para o suporte das equipes atuantes nas escolas.
Viabilidade financiera
A PsiqEDU segue um modelo de negócios one-for-one adaptado: escolas privadas e empresas pagam pelos serviços e possibilitam a realização do projeto gratuitamente em escolas públicas, não necessariamente numa escala 1:1 (buy one ,give one). A escala será reavaliada continuamente para prevenir que o nível de lucro baixe muito e comprometa a continuidade do projeto; a ideia é ter uma margem de lucro satisfatória para que este possa ser reinvestido na empresa - em expansão, melhorias e estrutura. Uma margem segura de lucro permite a sustentabilidade do projeto a longo prazo. Este modelo de negócios torna viável que o projeto seja desenvolvido tanto em escolas públicas quanto em escolas privadas, aumentando seu poder de alcance.
Riscos
Resistência de educadores e escolas na implementação do projeto e, no caso de escolas privadas, na sua contratação.
Equipe
A equipe é composta por Paula Bâeta, estudante de psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e idealizadora do projeto;Daniela Provedel, psicóloga mestre em Psicologia Clínica pela USP, especialista em orientação profissional e professora do Instituto de Física da USP;e Márcia Bâeta, administradora e fundraiser da Acnur,Agência da ONU para Refugiados,com mais 30 anos de experiência no terceiro setor. As três tem habilidades complementares e experiência em áreas essenciais para o projeto.
Escalada
O modelo da PsiqEDU de educação emocional nas escolas é altamente escalável por dois motivos: (1) o modelo one-for-one adaptado permite que o projeto chegue tanto a escolas que tem condições de pagar pelos serviços, quanto àquelas que não tem. (2) A ideia é ter um professor voluntário da própria escola que lidere e dê andamento ao projeto de educação emocional - ele será treinado pela equipe da PsiqEDU, de forma que nossa presença física não seja necessária de forma contínua. Nossa equipe fará um acompanhamento à distância (por meio, por exemplo, de um coach que dará mentoria ao líder) e a equipe da escola terá um portal online à sua disposição, para tirar dúvidas com líderes e equipes de outras escolas, e ter acesso a materiais de apoio diversos. Dessa forma, o projeto é escalável para todo o Brasil e para o mundo, só é preciso uma equipe da PsiqEDU naquele país. A escalabilidade é mais difícil para workshops em empresas, que requerem a presença física da equipe da PsiqEDU.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
O objetivo principal é aprimorar o projeto por meio de feedback, mentoria e networking para que sua estruturação seja facilitada e ocorra de forma sólida.
Mentores
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "PsiqEDU"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Paula a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "PsiqEDU"