CASA MULHER LIVRE

Projeto de cooperativa de mulheres com o objetivo de reaproveitar materiais recicláveis, para utilização na decoração, organização de ambientes e produção de mobiliário. A produção será executada por mulheres oriundas da população carente (mães solo, imigrantes, travestis, para (ressocialização de presidiárias e dependentes químicas, ), que serão qualificados para o serviço através de treinamento especializado.
Isso possibilitará a inclusão de pessoas no mercado de trabalho qualificado, com capacidade técnica e criativa para trabalharem com diverso tipos de materiais.
A qualificação será realizada por profissionais contratados a baixo custo ou voluntários.
Como a matéria prima utilizada é de baixo custo, isso permitirá uma produção barata e consequentemente um preço de venda menor, podendo ser consumido por pessoas de baixa renda, incluindo-as num mercado consumir tradicionalmente de luxo.
Desenvolvimento de projetos
Sim
Problema Social que ele pretende resolver
Trazer ganhos financeiros para cooperativas de catadores, artesãos (funcionários e aprendizes) e marceneiros parceiros. Qualificar e empregar mulheres que fazem parte das minorias (mães solo, imigrantes, travestis, para (ressocialização de presidiárias e dependentes químicas,). Vender soluções em utilidades domésticas, mobiliário e vestuário de preço acessível à população de baixa renda. Conscientizar e integrar a população sobre as questões ambientais e sociais.
Como funciona o seu negócio
Formação de uma cooperativa feita por mulheres (carentes, mães solo, imigrantes, travestis), que serão qualificadas para a produção de utilidades domésticas artesanais, decoração e mobiliário, originados por matéria prima de descarte e material recicláveis. Estas profissionais irão desenvolver atividades que serão vendidas em bazares de roupas, sapatos e acessórios (arrecadadas em prédios residenciais parceiros). Além da produção de material para decoração. A implantação do modelo de mobiliário feito em pallets e caixotes, será feita por marcenaria parceira. A matéria prima terá origem no descarte do próprio comércio. Estes móveis teriam baixo custo, pois, são feitos de material de descarte e, num primeiro momento serão desenvolvidos por profissionais voluntários. Ou então por baixo retorno sobre a peça executada e conhecimento repassado (marcenaria básica e técnicas de design). Num segundo momento, estas peças poderiam ser feitas por marceneiros empregados como aprendizes.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
A venda do material coletado como venda das roupas, objetos e utilidades de recicláveis e venda dos móveis, seria revertida no pagamento dos funcionários, compra de materiais e pagamento do aluguel do local físico. Onde funcionará um depósito (centro de distribuição para venda online), galpão de produção ou loja física. As três opções são válidas. Além disso, contaria também com colaboradores e financiadores de ações, inicialmente semanais, para distribuir as doações, refeições e itens de higiene à população de rua.
Viabilidade financiera
O projeto seria viável, pelo fato da matéria prima estar disponível para descarte, em cooperativas de reciclagem ou na coleta seletiva de lixo. Toda a cadeia produtiva lucra com o negócio. Desde os catadores, até artesãos, parceiros e consumidor final, que adquire produtos de segunda mão com custo mínimo de produção.
Riscos
Os riscos a fatores adversos são de não haver demanda do consumidor, se os custos aumentarem além do esperado ou, se houver falta de voluntários, parceiros e financiadores na cadeia produtiva. Bem como a falta de custos, para implementação de local físico do empreendimento e para publicidade, onde serão divulgados os diferenciais do negócio. Também o fato da idealizadora do projeto não ter parcerias, financiadores (angels), funcionários ou apoiadores, impedem sua execução como uma cooperativa de profissionais que, deem suporte ao negócio, para que ele funcione como um todo.
Equipe
Os empreendedores do negócio são a idealizadora, seus parceiros e financiadores.
Escalada
Não vejo dificuldade nenhuma em que ele seja implementado em outros estados, ou países, pois, há lixo reciclável em todos os locais do mundo e, os profissionais não necessitam de experiência ou qualificação complexa. A dificuldade seria custear um local físico para as atividades profissionais e armazenamento da produção.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
Sou uma pessoa que pratica caridade, aprendi com minha avó, e que se intensificou quando decidi me voltar para a espiritualidade. Vi a oportunidade de poder ajudar ainda mais pessoas carentes, atividade pregada pelo Kardecismo. O projeto de organização também ganhou asas e cresceu, trazendo braços de outros negócios, como mobiliário, bazar e itens de decoração. Seria uma oportunidade maravilhosa poder levar este projeto para milhares de pessoas necessitadas, trazer qualificação, trabalho e empoderá-los financeiramente. Tornando-os cidadãos produtivos, inseridos no mercado de trabalho e como consumidores e produtores locais.
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "CASA MULHER LIVRE"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Carol a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Seria a melhor oportunidade da minha vida poder realizar este projeto pelas mãos do Yunus. Diante de tantas dificuldades, é preciso pessoas com as mesmas intenções. Força, luz e alegria!
Responder
Reportar
hace 7 años

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "CASA MULHER LIVRE"