Game For Life

O G4L é uma ferramenta para a luta contra as drogas e para a ressocialização de reclusos do sistema prisional e de saúde mental. Nosso principal objetivo é ressocializar dependentes químicos e presidiários. Nossa metodologia é inovadora para o tratamento deste público alvo. Utilizamos jogos atuais de videogame para estimular o desenvolvimento cognitivo, melhorar a atenção, tornar o indivíduo mais tolerante às frustrações e diverti-lo. O G4L baseia-se em estudos científicos sobre a eficiência dos jogos no cotidiano de nossa sociedade.
Acreditamos que na proposta de desenvolver pessoas fazendo o que gostam, já iniciamos nosso projeto em uma casa de recuperação de dependência química.
Desenvolvimento de projetos
Não
Problema Social que ele pretende resolver
Pelo menos 28 milhões de pessoas no Brasil têm algum familiar que é dependente químico, de acordo com o Levantamento Nacional de Famílias dos Dependentes Químicos (Lenad Família), feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os índices alarmantes evidenciam que a dependência química se tornou um grave problema de saúde pública e social. Em função disso, os modelos de tratamento necessitam de tipos de intervenções, que incluam diversas estratégias de abordagem do problema, considerando elementos biológicos, psicológicos e sociais (Kaplan et al., 2007).
Como funciona o seu negócio
Pensando no problema das drogas e por acaso assistindo uma reportagem sobre campeonatos de vídeo game. Surgiu o relacionamento entre os dois assuntos! Considerando a quantidade de pessoas praticantes e adeptos a jogos de vídeo game. A diversidade de jogos existentes. As diversas áreas culturais que este entretenimento abarca. Então: Seria os “jogos de vídeo game” a ferramenta ideal para recuperação de dependentes químicos? Acreditamos que esta seja uma oportunidade de alto valor, pois visa resolver um grande problema social. Já existem diversas pesquisas relacionadas ao assunto de dependência e jogos de videogame. Que suporta cada vez mais nossa metodologia! Então pretendemos estimular o uso de videogames como solução para passar o tempo e com isso ajudar no tratamento ou na reclusão. Queremos poder treinar futuros campeões. De forma a inclui-los com dignidade na sociedade.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
As principais receitas virão de Marketing social e participação em campeonatos de videogame. Os principais custos são equipamentos e jogos de videogame.
Viabilidade financiera
Os custos são para aquisição de equipamentos são inferiores ao benefício e a quantidade de pessoas que um único equipamento pode impactar. A diversidade de jogos existentes e o seu baixo custo também apoiam com facilidade a implementação deste projeto. O fator de maior impacto é realmente a solução de um problema de alta complexidade.
Riscos
Um dos grandes obstáculos para se chegar a uma maneira efetiva de tratamento é a baixa adesão dos dependentes e a falta de motivação. Segundo Magrinelli e Oliveira (2006), é consenso na literatura mundial o alto índice de recaídas dos indivíduos dependentes, independentemente da modalidade e do número de tratamentos a que eles se submetem ao longo de suas vidas.
Equipe
Anselmo Enzo Ichihara - Idealizador do projeto - Empresário, professor universitário e apaixonado pelo empreendedorismo. Jeferson Siqueira Andrade - Especialista em jogos Wellington Natanael Lima Pereira - Estudante de psicologia - Apoio científico do projeto Luciano Oliveira de Souza - Gerente de projetos Alex Gordiano Barbosa - Assistente social - relacionamento com família e parentes.
Escalada
Os fatores culturais vinculados a utilização de jogos de videogame podem ser um fator que dificulte a ampliação do projeto. Usar jogos de videogame para tratamento e recuperação de viciados é um paradigma!
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
Desenvolver competências e habilidades necessárias para dar maior prospecção ao nosso projeto. De forma que ele possa beneficiar a maios quantidade de pessoas possível.
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Game For Life"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Anselmo a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Game For Life"